Um caso para a contínua relevância do Super Junior.

Há algumas semanas atrás o Super Junior realizou sua aparição no SNL Korea, o que foi fantástico. Ficando na típica censura de proibido para menores de 19 anos, o grupo, já assustando na categoria adulta- isso se ele já não estivessem nela- realmente foram para esses tipos de tópicos que ídolos são aparentemente ‘proibidos’ de discutir sem algum tipo de folga.

Foi cautelosa a aparição deles num programa de comédia. Enquanto os membros do Super Junior não são preguiçosos ao dar o seu melhor no campo de variedades/programas, eles ainda são ídolos. Embora eles terem concordado ir no conceito de proibido para menores de 19 anos, eu permaneci incrédula. Eu quero dizer, qualé- apesar de que o Super Junior já simplesmente jogou sua própria imagem pela janela através dos anos, alguém iria pensar que eles ainda querem manter uma parte, porque além do mais, eles tem uma gigante fanbase de adolescentes.

 Errado. Eles foram nessa. E foi glorioso. A partir das várias implicações de sexo e materiais de pornografia à imprecisos toques sobre homossexualidade e transgêneros para brutais academias, as paródias do grupo valeram a pena de se assistir, não somente pelo conteúdo, mas pela atuação e a facilidade de como todos os membros do grupo lidaram com cada cena.

E relembrando, quando considerando a ocidental idade dos membros do Super Junior, numa classificação de 24 para 29, isso não deveria ser algo surpreendente. Eles são todos velhos o bastante para fazer piadas em público sobre tais assuntos. Mas na carregada cena do ídolo na Coréia do Sul, onde cada grupo é mantido em altos padrões a respeito de suas ações e o que eles admitem ou não, onde até mesmo relacionamentos são mantidos escondidos por causa da repercussão das fãs que pode resultar em diminuir as vendas, não é fácil para qualquer grupo apenas chegar e realizar paródias engraçadas desse caráter e material. O que faz o Super Junior diferente, o que isso está relacionado com a caída ou a permanência/persistência do potencial deles no Kpop?

Para alguns, embora esse tópico esteja impiedosamente sendo usado como desculpa entre os vários determinados EverLasting Friends (ELF), o Super Junior não deveria ter feito aquilo. Desde o início, a atitude deles tem sido o de sobrevivência, ainda mais do que o de um normal grupo novato. Por exemplo, quando um grupo estréia, mesmo na febril cena de 2012, eles não são esperados para imediatamente ter popularidade. É claro que é fortemente de ajuda se isso acontecesse, mas não, eles tem um ano e mais para continuar retornando com materiais até serem considerados mal sucedidos. Mas em 2005, com o Super Junior 05 esse não foi o caso. O grupo teve um ano para causar a melhor impressão que eles conseguissem, não somente como um grupo, mas individualmente, já que eles foram esperados para ser como um salto na plataforma para outras áreas do entretenimento. E não ajudou o fato de que o grande número de membros criou uma acumulação de anti-fãs antes do debut, algo que não acontece mais hoje em dia. Por causa da mentalidade de sobrevivência que essencialmente persistiu neles completamente nesses sete anos de corrida, o grupo não vai descansar. Uma vez que eles tornaram o Super Junior 05 em somente Super Junior, é realmente hora para trabalhar em direção ao topo. Uma vez também que eles alcançaram o topo, tudo se tornou sobre ficar no nele e entre os mais jovens, grupos mais musicalmente talentosos. Eles vão continuar trabalhando duro para ficar notáveis a fim de permanecer uma parte influenciável na indústria do entretenimento na Coréia do Sul.

 Complementando, desde que o Super Junior foi feito para ser uma mistura de diferentes talentos, ao invés de um grupo coesivo que se encaixa na fraqueza um do outro, eles foram feitos para permanecer fortes dentro da Coréia do Sul. Isso é sem dúvida o melhor tipo de grupo que se poderia para produzir longevidade de individuais membros, mas nem sempre liderar a contínua existência do próprio grupo. Cada membro tem algo em que é bom ou que contribuiu algo para sua família que vai provavelmente continuar trazendo à eles prosperidade. Há uma forte linha de variedade, Leeteuk, Shindong e Eunhyuk, apesar de que todos os membros são capazes de manter sua própria segurança em programas. Há os principais vocais, Yesung, Ryeowook e Kyuhyun. Atores, Siwon, Donghae, Kibum(mesmo que ele esteja afastado por um tempo). E musicais, Sungmin (junto com outros). Heechul é a poderosa personalidade, e Kangin tinha uma forte personalidade de variedade antes de seu retorno. Até mesmo os membros do Super Junior M, Zhoumi e Henry se envolveram,respectivamente, em seus próprios dramas(novelas) chinesas e filmes tailandeses. E todos os membros podem facilmente interpretar outros papéis ou cair em mais de uma categoria. Kyuhyun é por exemplo, o vocalista e MC do Radio Star. O argumento pode até ser feito de que o Super Junior está seguindo os passos do Shinhwa em termos de longevidade e contínua relevância. Ambos grupos tem membros que regularmente interpretam papéis fora da música. Ainda assim, eles se empenham na música como um grupo. E ambos se dão bem em variedades.

Então apesar de que a música deles, talvez receba mais elogios do que merece, o Super Junior pode permanecer se não no topo, pelo menos perto do topo. E é porque a música deles não tem que se destacar sozinha. Tem a total força do talento nas diversas áreas por trás disso. Tenho certeza de que muitos viram o grande tamanho do grupo EXO e sentiu como se uma substituição para o Super Junior chegasse. Muitos especularam que o Super Junior iria agora lentamente cair, especialmente com a entrada de alguns membros no exército. Mas eu gostaria de propor esse pensamento: mesmo que Leeteuk esteja indo para o exército no fim do ano, Kangin voltou. Ano que vem, alguém provavelmente irá, mas eles estarão recebendo Heechul de volta. Sempre que um membro vai embora, sempre tem alguém voltando no mesmo ano. E enquanto alguns membros tem mais fãs do que outros, você ainda pode apostar que as fãs vão estar dispostas para dar à todos uma calorosa boas-vindas, apesar do desenvolvimento do Kpop nesse período. O grupo ainda vai ser capaz de lançar seus álbuns por causa do seu grande número. Papéis interpretados pelos membros que entraram para o exército podem ser substituídos por outros membros, como Kyuhyun ficar no lugar de Heechul no Radio Star e Sungmin e Ryeowook mantendo o Kiss The Radio, uma produção do próprio Super Junior. E o EXO? Eles realmente promovem como unidades de seis devido ao projeto deles. Pode-se ser argumentado que eles sim, apresentam-se nos palcos juntos como doze, mas a coreografia e a distribuição de partes são feitos para seis e expandidos ou duplicados para doze. Eles não podem alcançar as complexidades da coreografia ou permitir o holofote para o vocal de cada membro assim como um grande grupo naturalmente pode. Eles são uma entidade separada do Super Junior que pode ser vista como um novo grupo trazendo uma nova imagem, não um novo grupo aposentando um grupo antigo.

E vamos falar sobre aparência, já que é um grande fator no Kpop. Grupos novatos são jovens. Eles geralmente tem um ar infantil e características bonitas. Leva tempo para eles desenvolverem um ar de maturidade que os membros do Super Junior possuem, aquela aparência imediata de um adulto ao invés de um impressionante adolescente. Por essa razão, os grupos tem fãs que estão procurando por aspectos diferentes em aparência ou que podem apreciar ambos aspectos que o grupo fornece. Porque vamos ser honestos, se colocarmos lado a lado o EXO Kris, Chanyeol, e Kai com o Super Junior Siwon, Kyuhyun, e Donghae, há várias diferentes impressões. Enquanto todos tem seus pontos fortes fisicamente, se eu tivesse que escolher eu pularia para o Super Junior qualquer dia. E embora isso mude para cada pessoa, o fato que há uma forte diferença sentida entre a atitude e a aparência desses ídolos, fala-se muito sobre como ídolos mais jovens ainda tem que crescer mais para competir com os estabelecidos.

 Talvez a verdadeira chave aqui é que o Super Junior é famoso por ser famoso. Em qualquer show, ahjussis podem começar a imitar a dança ‘Sorry Sorry’ porque, goste ou não, essa música realmente começou a trazer atenção internacional ao Kpop, e todos sabem. Por causa disso, o Super Junior é bem conhecido por suas idades, até mesmo apreciados grandemente por causa desse primeiro passo do grupo. Embora eles não necessariamente produzem a melhor música, você apenas tem que olhar a venda material dos álbuns para saber que há um fandom dedicado e disposto apoiar a contínua existência deles como o Super Junior. E ainda que as ELFs podem sair do controle, assim como qualquer outro fandom, o fato de que o Super Junior deu um jeito de acumular tais números ao redor do mundo, que tem uma grande dedicação à eles, é por causa de suas personalidades e trabalho duro.

Todavia a música do Super Junior não é nada espetacular- embora “Sexy, Free & Single” ter
sido uma aguardada melhoria- o grupo não está na decadência.Eles vão continuar permanecendo relevantes enquanto todos os membros continuem o que eles estão fazendo: tudo. E como a recente aparição deles no Strong Heart mostrou, eles ainda tem histórias para compartilhar, pessoas para agradar, e a determinação para realizar isso.

CR: AMBIKA for http://seoulbeats.com & supergirlrain @sup3rjunior
Anúncios

2 pensamentos sobre “Um caso para a contínua relevância do Super Junior.

  1. 😦 ai quem escreveu isso está muito bom 🙂 nenhum grupo vai tomar o lugar do outro
    acho que essa encanação de algumas E.L.Fs já está indo embora, não há como substituir algo insubistituivel Super junior e o grupo de Kpop que vai ser lembrado e amado pra sempre.

  2. mano , ate dois meses atras eu nao conhecia o suju eles mudaram minha vida principalmente o siwon ele e muito linndooo , amo muito eles a saida do Leeteuk eu fiquei muito triste mais vou continuar a amar tdos ele
    valeu amei muito seu site bjimm xauu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s